Direitos fundamentais e direito ao desenvolvimento. A Conferência de Copenhague: uma nova tentativa de cooperação internacional para uma política climática eficiente

Autores

  • Eduardo Biacchi Gomes
  • Barbara Andrzejewski Massuchin

DOI:

https://doi.org/10.21056/aec.v10i41.278

Palavras-chave:

Direito Internacional Ambiental, Direitos humanos, Cooperação, Meio ambiente, Desenvolvimento sustentável, Conferência de Copenhague.

Resumo

A cooperação em matéria ambiental e para desenvolvimento sustentável
não é tema recente. Inicialmente, a cooperação considerava todos os
Estados iguais, o que não trouxe muitos avanços. As mudanças começaram a se consolidar quando foram reconhecidas diferenças de fato entre os Estados e isso passou a ser considerado nos diversos acordos sobre mudanças climáticas. O planeta demanda a formulação de uma política climática sólida e eficiente, para isso os Estados vêm se reunindo no âmbito das Nações Unidas. Recentemente mais de cem Estados estiveram reunidos em Copenhague para um novo acordo. Mesmo sem unanimidade, o acordo foi reconhecido pela ONU, mas a eficiência de tal convenção será verificada ao longo dos anos e apenas se a comunidade internacional estiver disposta a fazer concessões buscando o desenvolvimento em sua forma plena. A inserção das políticas voltadas para a proteção ao meio ambiente tanto no plano internacional quanto no plano interno é conduta essencial a ser observada pelos Estados, e sua efetivação somente ocorrerá à medida que a proteção ao meio ambiente seja tratada como uma norma de direitos humanos e de direitos fundamentais, nos planos internacional e interno, respectivamente.

Biografia do Autor

  • Eduardo Biacchi Gomes

Referências

CAMARGO, Ana Luiza de Brasil. Desenvolvimento sustentável: dimensões e desafios. São Paulo: Papirus, 2003.

COP 15. Disponível em: <http://www.cop15brasil.gov.br>.

DERANI, Cristiane. Direito ambiental econômico. São Paulo: Saraiva, 2008.

GUERRA, Sidney. Direito internacional ambiental. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2006.

MIRANDA, Jorge. Curso de direito internacional público. 3. ed. Estoril: Principia, 2006.

RELATÓRIO sobre desenvolvimento mundial de 2010: desenvolvimento e mudanças climáticas. Washington: Banco Mundial. Pré-edição. Disponível em:

worldbank.org/>. Acesso em: 08 jan. 2010.

REZEK, J. F. Direito internacional público. São Paulo: Saraiva, 2002.

SOARES, Guido Fernando Silva. A proteção internacional do meio ambiente. São Paulo: Manole, 2003.

SOARES, Guido Fernando Silva. Direito internacional do meio ambiente: emergência, obrigações e responsabilidades. São Paulo: Atlas, 2003.

UNITED NATIONS FRAMEWORK CONVENTION ON CLIMATE CHANGE. Disponível em: <http://unfccc.int/>.

VARGAS, Everton Vieira. A construção recente do direito internacional do meio ambiente: uma visão brasileira. In: Direito internacional do meio ambiente: ensaios em homenagem ao

Prof. Guido Fernando Silva Soares. São Paulo: Atlas, 2006.

Downloads

Publicado

2010-07-01

Edição

Seção

Artigos