Breve ensaio sobre o consensualismo na Administração Pública e o contraponto entre o modelo burocrático e responsável (“gerencial”)

Autores

  • Rodrigo Pironti Aguirre de Castro
  • Rodrigo Ochoa Figueroa

DOI:

https://doi.org/10.21056/aec.v13i51.148

Palavras-chave:

Direito do Estado, Estrutura e Modelos de Administração Pública, Gestão Administrativa, Consensualismo. Princípio da Eficiência.

Resumo

O presente artigo analisa a evolução do Consensualismo dentro da gestão administrativa contemporânea. A estrutura administrativa do Estado, calcada na concepção de Estado Social, vem ao longo do tempo sofrendo algumas inclusões conceituais que, longe de afastar o seu caráter providencialista, acrescem seu conteúdo e tornam sua definição cada vez mais complexa e impregnada de vários conceitos distintos. É assim, que, após uma verificação da evolução do Estado, se aventa a necessária distinção entre os modelos burocrata e responsável ("gerencial"), determinando sua aplicação dentro da estrutura atual de gestão administrativa e organizando o seu conceito. O que se busca com essa análise sobre consensualismo é demonstração da possibilidade de decisões do gestor com vistas ao alcance do interesse público, exaltando sua atuação pautada para os resultados e para efetivação do princípio da eficiência.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Pironti Aguirre de Castro

Downloads

Publicado

2013-01-15

Edição

Seção

Artigos