A possibilidade de afastamento liminar de agentes públicos com prejuízo da remuneração em decorrência de vícios na investidura em cargo ou função pública

Autores

  • Gabriel Marson Junqueira
  • Rafael de Oliveira Costa

DOI:

https://doi.org/10.21056/aec.v16i65.268

Palavras-chave:

concursos públicos, afastamento liminar de servidor público, ação civil pública, hermenêutica constitucional, antecipação de tutela

Resumo

O presente estudo busca, ao atentar para a necessária reaproximação entre Direito e Ética na interpretação da norma, compreender o impacto das revelações trazidas pela hermenêutica do microssistema processual coletiva para a concessão de antecipação de tutela de afastamento de agentes públicos com prejuízo da remuneração, questão aqui escolhida para debate por representar, indubitavelmente, um dos grandes desafios do combate à corrupção na contemporaneidade. Assim é que, a partir da distinção entre ação de improbidade e ação civil pública, procura-se estabelecer o “fechamento hermenêutico” das normas que regem o processo coletivo, permitindo a concessão de tutela antecipada, liminarmente, para a sustação de todos os efeitos de concurso público fraudulento, com o consequente afastamento da pessoa beneficiada com prejuízo de sua remuneração.

Biografia do Autor

  • Gabriel Marson Junqueira

Referências

ALMEIDA, Gregório Assagra de. Direito processual coletivo brasileiro: um novo ramo do direito processual. São Paulo: Saraiva, 2003.

ALVIM, Eduardo Arruda. Curso de direito processual civil. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999. vol. 1.

ANTUNES, Luís Filipe Colaço. A tutela dos interesses difusos em direito administrativo: para uma legitimação procedimental. Coimbra: Almedina, 1989.

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Ato administrativo e direito dos administrados. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1981.

______. Curso de direito administrativo. 21. ed. São Paulo: Malheiros, 2006.

BEDAQUE, José Roberto dos Santos. Direito e processo: influência do direito material sobre o processo. 4. ed. São Paulo: Malheiros, 2006.

______. Efetividade do processo e técnica processual. São Paulo: Malheiros, 2006.

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à justiça. Trad. Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Sérgio A. Fabris, Editor, 1988.

COUTURE, Eduardo J. Interpretação das leis processuais. Trad. Gilda Maciel Corrêa Meyer Russomano. Rio de Janeiro: Forense, 1994.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. São Paulo: Atlas, 2007.

DIDIER JR., Fredie Souza. Curso de direito processual civil: teoria geral do processo e processo de conhecimento. 6. ed. Salvador: Jus Podium, 2006. vol. 1.

______. Pressupostos processuais e condições da ação: o juízo de admissibilidade do processo. São Paulo: Saraiva, 2005.

______. O princípio da cooperação: uma apresentação. Revista de Processo, vol. 127. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

DINAMARCO, Cândido Rangel. A instrumentalidade do processo. 12. ed. São Paulo: Malheiros, 2005.

______. A reforma da reforma. 3. ed. São Paulo: Malheiros, 2002.

______. Capítulos de sentença. São Paulo: Malheiros, 2002.

GARCIA, Emerson; ALVES, Rogério Pacheco. Improbidade administrativa. Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2011.

GIDI, Antonio. Las acciones colectivas y la tutela de los derechos difusos, colectivos e individuales en Brasil: un modelo para países de derecho civil. Trad. para o espanhol de Lucio Cabrera Acevedo. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2004.

JUNQUEIRA DE AZEVEDO, Antonio. Por uma nova categoria de dano: o dano social. O Código Civil e sua interdisciplinaridade. Belo Horizonte: Del Rey, 2004.

MARTINS JÚNIOR, Wallace Paiva. Probidade Administrativa. São Paulo: Saraiva, 2009.

MARINONI, Luiz Guilherme. Novas linhas do processo civil. 2. ed. São Paulo: Malheiros, 1996.

______. Técnica processual e tutela dos direitos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.

______. Teoria geral do processo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.

______. Tutela inibitória. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.

______. Tutela Cautelar e Tutela Antecipatória. São Paulo: Editora RT, 1992.

THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil, vol. 1. Rio de Janeiro: Forense, 2009.

WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Controle das decisões judiciais por meio de recursos de estrito direito e de ação rescisória. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

______. Nulidades do processo e da sentença. 6. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

ZAVASCKI, Teori Albino. Processo coletivo: tutela de direitos coletivos e tutela coletiva de direitos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.

Downloads

Publicado

2017-01-15

Edição

Seção

Artigos