Riscos da discricionariedade na jurisdição constitucional: um estudo a partir da ordem de apresentação de alegações finais em situação de réu delator

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21056/aec.v21i85.1300

Palavras-chave:

discricionariedade, jurisdição, alegações finais, delatado, habeas corpus 166.373/PR.

Resumo

O presente estudo analisará as limitações ao poder discricionário dos juízes quando exercem a jurisdição constitucional, mormente a partir do julgamento do Supremo Tribunal Federal no HC 166373/PR. O objetivo é demonstrar, a partir de um precedente paradigmático, que o ativismo judicial desmedido repercute na harmonia entre os poderes e alça as cortes constitucionais como entidades teoricamente mais relevantes da sociedade, em descaso às prerrogativas dos demais poderes republicanos, gerando uma tensão institucional sem precedentes. Na fixação de limites à discricionariedade em decisões judiciais, ver-se-á como as teorias da democracia podem delimitar os contornos da jurisdição constitucional, a fim de que, em nome da necessidade de garantir efetividade aos preceitos magnos, o Judiciário não enverede pela prolação de decisões que, ao reconhecerem nulidades supostamente implícitas, terminem por disseminar a crença na insegurança jurídica ou na impunidade penal.

Biografia do Autor

  • Henrique Ribeiro Cardoso, Universidade Federal de Sergipe
    Professor do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe (Aracaju-SE, Brasil). Professor do Programa de Pós-graduação da Universidade Tiradentes (PPGD/UNIT). Promotor de Justiça Titular da Fazenda Pública em Sergipe (MPS). Líder do Grupo de Pesquisa Constitucionalismo, Cidadania e Concretização de Políticas Públicas. Doutor em Direito, Estado e Cidadania (UGF/Rio), com Pós-doutorado em Democracia e Direitos Humanos (IGC-Universidade de Coimbra) e Pós-doutorado em Direitos Humanos e Desenvolvimento (PPGCJ/UFPB); Mestre em Direito, Estado e Cidadania (UGF/Rio). E-mail: henrique@mpse.mp.br
  • Antonio Wellington Brito Junior, Universidade Federal de Sergipe

    Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (Aracaju-SE, Brasil). Pós-graduado em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera (UNIDERP). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Delegado de Polícia do Estado de Sergipe. Professor da Pós-graduação latu senso em Direito Constitucional do IEJUR (Instituto de Estudos Jurídicos/DF). E-mail: wbritojunior@gmail.com

Referências

ALEXY, Robert. Teoría de los derechos fundamentales. Tradução: Ernesto Garzón Valdés. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1997.

ATIENZA, Manuel. El derecho como argumentación. Cátedra Ernesto Garzón Valdés, 2003. Cidade do México: Distribuciones Fontanamara, 2005.

BARBA, Rafael Giorgio Dalla. Direitos fundamentais e teoria discursiva: dos pressupostos teóricos às limitações práticas. Salvador: Juspodivm, 2018.

BARBOSA, Estefânia Maria de Queiroz. Escrevendo um romance por meio dos precedentes judiciais: uma possibilidade de segurança jurídica para a jurisdição constitucional brasileira. A&C – Revista de Direito Administrativo & Constitucional, Belo Horizonte, ano 14, n. 56, p. 181, abr./jun. 2014.

CARDOSO, Henrique Ribeiro. Controle da legitimidade da atividade normativa das agências reguladoras. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

CARDOSO, Henrique Ribeiro. O paradoxo da judicialização das políticas públicas de saúde no Brasil: um ponto cego no direito? Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017.

CARDOZO, José Eduardo Martins. A discricionariedade e o Estado de Direito. In: Discricionariedade Administrativa. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005.

DWORKIN, Ronald. O império do direito. Tradução: Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FERREIRA, Fábio Luiz Bragança. A possibilidade de superação da discricionariedade judicial positivista pelo abandono do livre convencimento no CPC/2015. Salvador: Juspodivm, 2018.

FONTES, Paulo Gustavo Guedes. Neoconstitucionalismo e verdade: limites democráticos da jurisdição constitucional. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018.

GOUVÊA, Marco Maselli. Balizamentos da discricionariedade administrativa na implementação dos direitos econômicos, sociais e culturais. In: Discricionariedade Administrativa. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005.

GUERRA, Sérgio. Discricionariedade e reflexividade: uma nova teoria sobre as escolhas administrativas. Belo Horizonte: Fórum, 2018.

KAUFMANN, Rodrigo. Direitos Humanos, Direito Constitucional e Neopragmatismo. São Paulo: Almedina, 2011.

KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. 6. ed. Tradução: João Baptista Machado. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

LEAL, Mônia Clarissa Hening. Dworkin x Habermas, uma discussão acerca da legitimidade da jurisdição constitucional entre substancialismo e procedimentalismo: novas Perspectivas. A&C – Revista de Direito Administrativo & Constitucional, Belo Horizonte, ano 4, n. 17, p. 55, jul./set. 2004.

LOCKE, John. Segundo Tratado sobre o Governo Civil. Petrópolis: Vozes, 1994.

MEDAUAR, Odete. Parâmetros de Controle da Discricionariedade. In: Discricionariedade Administrativa. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 13. ed.: revista e atualizada. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2018.

SARMENTO, Daniel. Livres e iguais: estudos de direito constitucional. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006.

SILVA, Virgílio Afonso da. A constitucionalização do direito: os direitos fundamentais nas relações entre particulares. São Paulo: Malheiros, 2014.

STRECK, Lênio. Verdade e consenso: Constituição, hermenêutica e teorias discursivas. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Edição

Seção

Artigos